Festa da Flor da Madeira 2014

madeira3 madeira2 madeira1Com a chegada da Primavera, a cidade do Funchal transforma-se num gracioso palco floral cheio de encantos. Em 2014 a festa da Flor 2014, celebra-se de 1 a 7 de Maio. Uma excelente oportunidade para visitar a Ilha.

A Madeira devido à sua localização tem sido um importante porto de escala das rotas entre a Europa e os continentes africano e americano, mantendo-se como um dos portos europeus com maior afluência de navios de cruzeiro. Também na Madeira florescem espécies florais originárias de inúmeras zonas do planeta já que a ilha reúne condições climáticas peculiares e propícias ao florescimento de espécies quer das regiões tropicais quer das regiões frias. A Festa da Flor é uma homenagem à Primavera, e a celebração da metamorfose e do renascimento, da fertilidade e da abundância das flores que pintam, perfumam e inebriam o meio envolvente e que emprestam valor e levam o bom nome deste destino turístico além fronteiras. Uma vez mais o Funchal engalanar-se-á para prestar tributo à Flor, uma das maiores festas celebradas na Madeira. Nesta homenagem à Primavera que este ano decorrerá no mês de Maio, tão oportunamente designado como mês das flores, o Turismo da Madeira como entidade promotora da Festa da Flor, pretende surpreender turistas e residentes imprimindo ao evento um carácter genuíno e inovador e fazendo com que estes festejos se prolonguem por muito mais tempo. Ao longo da placa central da Avenida Arriaga, serão construídos os célebres tapetes florais e poder-se-á ainda admirar uma escultura floral de uma espécie endémica da Laurissilva no jardim norte do Palácio de São Lourenço. Na Praça da Restauração terá lugar a tradicional exposição da flor, seguindo-se o habitual Mercado das Flores, que emprestam à baixa citadina um clima ímpar, envolto de aromas/perfumes de elementos da Natureza com animação diversa, que culminará com a construção do Muro da Esperança pelas crianças da Madeira e com o grande cortejo alegórico da flor. Venha daí, aproveite as condições climatéricas favoráveis e conheça as flores do mundo a partir deste mundo de flores.

Muro da Esperança

Esta iniciativa que se realiza há mais de três décadas, associa a singeleza infantil à delicadeza das flores, numa cerimónia que tem como propósito um apelo à paz no mundo. Na manhã de sábado, mais de um milhar de crianças, cada uma empenhando uma flor, desfilam entre a Avenida Arriaga e a Praça do Município com o intuito de depositar uma flor num muro repleto de simbologia, o “Muro da Esperança”. A cerimónia deste ano decorre no dia 03 de Maio e como é habitual culmina com uma largada de pombos e com um espetáculo infantil.

Cortejo Alegórico

Foram inúmeros os botânicos e naturalistas de renome que se refugiaram na ilha da Madeira para se dedicarem ao estudo da sua riqueza floral, cujo artifício – a FLOR – tem servido de inspiração aos trabalhos de inúmeros artistas e artesãos, evidenciado nos desenhos dos produtos em Bordado Madeira, em caixas de madeira com embutidos e em muitos outros produtos artesanais. Mas é no Cortejo Alegórico que esta expressividade artística encontra o seu esplendor, num trabalho ricamente elaborado pelas mãos dos madeirenses. Foi a partir de 1979 que os grandes carros alegóricos, cobertos de flores, e rodeados por largas centenas de jovens e de crianças, começaram a desfilar pelas principais ruas do Funchal, numa autêntica celebração à chegada da Primavera.

Exposição e Mercado das Flores

O mercado das flores, iniciativa integrada no evento a partir de 2007, revelou-se uma excelente mais-valia. Para além de dar a conhecer as inúmeras espécies florais e decorativas, este mercado também permite a sua aquisição quer pelos visitantes, quer pela população local, num ambiente pitoresco e tradicional onde as vendedoras, as “floristas da Madeira”, se apresentam trajadas com os fatos regionais. A Exposição da Flor que ocorre bem no centro da cidade do Funchal, mais concretamente, no Largo da Restauração, localizado nas traseiras do emblemático Palácio de São Lourenço, não é mais que o prolongamento da exposição do Ateneu Comercial do Funchal que se iniciou nos anos cinquenta do século passado, que permitia e permite ainda hoje que possam ser apreciados e avaliados os mais belos exemplares dos mais variados tipos de flores produzidas em toda a Madeira, desenvolvidos com todo o carinho e dedicação pelos seus cultivadores.

Tapetes e Decorações Florais

A profusão da flora madeirense contribuiu, em muito, para o estabelecimento desta manifestação artística. Esta tradição da construção dos tapetes florais prolifera um pouco por toda a ilha e teve origem na decoração das procissões religiosas. Graças à sua incontestável beleza e minúcia, de há uns anos a esta parte, os tapetes de flores passaram a estar patentes nas ruas por ocasião da Festa da Flor constituindo, a par das esculturas florais, um grande contributo para a magnificência das decorações citadinas, cuja construção criteriosa é partilhada e admirada pelos turistas que nos visitam.

Mais informação em:http://visitmadeira.pt/festadaflor/

Veja aqui onde ficar alojado na madeira ver hotéis

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verificação * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.