Festa de São João

Festas-de-São-JoãoO Dia de São João é celebrado no em 24 de Junho de cada ano. Assim como como Santo António e São Pedro, São João é um santo popular e conhecido por ser um santo casamenteiro.

A festa é celebrada em várias localidades de Portugal, contudo é no o Porto que se reconhecem os maiores festejos.  Embora os festejos tenham início em maio maio, prolongando-se até dia 29 de junho, tem como pico das celebrações de São João a noite de 23 para 24 de Junho, com o espetáculo de fogo de artifício nas margens do rio Douro, junto à ponte D. Luís I, às 00h.

Na noite de 23 de Junho, a população sai à rua para festejar. O manjerico é um dos símbolos da festa, assim como os coloridos martelos de plástico e os alhos porros, utilizados pelas pessoas para bater (gentilmente) nas cabeças das outras pessoas.

Os balões de ar quente feitos em papel são outras das atrações que iluminam os céus na noite de São João.

As cascatas sanjoaninas, uma espécie de presépio animado, feita com esculturas que exemplificam as artes, ofícios e arquitetura portuenses, são outra característica da festa portuense em homenagem a São João.

Na gastronomia, os festejos só ficam completos com a sardinha, broa, caldo verde, pimento e vinho.

A festa concentra-se na zona histórica do Porto, com milhares de pessoas a percorrer as ruas e a ver o fogo de artifício lançado junto ao rio Douro, nas margens do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Os mais jovens percorrem as zonas junto ao rio Douro em direção à foz do rio, terminando a noite nas praias, com um banho matinal, conforme manda a tradição.

links úteis:

http://www.online24.pt

www.cm-porto.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verificação * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.