Festa dos Tabuleiros, Tomar

Festa-dos-Tabuleiros-TomarA Festa dos Tabuleiros ou do Divino Espírito Santo é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal este ano ocorre de 4 a 13 de Julho. Esta festa realiza-se de 4 em 4 anos.
A sua origem encontra-se nas festas de colheita à deusa Ceres e posteriormente à Rainha Santa Isabel que lançou as bases do que seria a congregação do Espírito Santo, movimento de solidariedade cristã.
O Ponto das festividades que juntava ricos e pobres ocorria no domingo de Pentecostes, dia em que segundo dizem as línguas do fogo desceram sobre Apóstolos simbolizando a igualdade de todos perante Deus.
Esta festa de Ação de Graças mantém a sua tradição quase inalterável. No ano anterior à data de realização da Festa dos Tabuleiros, é convocada uma reunião pública onde se decide se haverá Festa no ano seguinte e quem será o Mordomo. Caso a decisão seja favorável são lançados 3 foguetes.
Antecipadamente e ao longo de um ano será planeada toda a festa de acordo com a tradição. Os vários cortejos e espetáculos culturais são cuidadosamente organizados, são angariados fundos e dá-se início à morosa confeção das flores que irão ornamentar as ruas e os tabuleiros.
O Desfile ou Procissão é o momento alto da Festa dos Tabuleiros. É composto por um número variável de tabuleiros, que representam as freguesias do concelho. Percorre as principais ruas da cidade entre colchas pendentes nas janelas, milhares de visitantes e uma chuva de pétalas lançadas sobre o Cortejo.

Programa:
10 Julho de 2015: D.A.M.A. + FH5 (1ª Parte), DJ Diogo Menasso
11 Julho de 2015: Amor Electro + Red (1ª Parte)
12 Julho de 2015: Xutos & Pontapés, Jimdungo
13 Julho de 2015: Quinta do Bill & Sociedade Filarmónica Gualdim Pais + TOMAR-lhe o gosto (1ª Parte)
PROMOTOR
Com. Cent.Da Festa Dos Tabuleiros De Tomar-2015

Fonte: http://ticketline.sapo.pt/evento/festa-dos-tabuleiros-10495

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verificação * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.