Festival do arroz e da lampreia dos sabores do campo e do rio

A vila de Montemor-o-Velho volta a juntar à mesma mesa o genuíno arroz carolino do Baixo Mondego e a intensa lampreia pescada no rio Mondego para protagonizarem uma renovada edição do Festival do Arroz e da Lampreia, agora também com os sabores do campo e do rio.

Este ano, de 14 a 23 de março, o Festival retorna ao centro de Montemor-o-Velho, com vista para o imponente Castelo, e, numa viagem apurada de sabores e emoções, promete divulgar e promover a orizicultura e a pesca da lampreia.

Durante 10 dias, Montemor-o-Velho é palco de uma exaltação dos sabores do campo e do rio, com o arroz carolino do Baixo Mondego e a lampreia do Mondego a desempenharem o papel de protagonistas, condimentados com outros sabores característicos e diferenciadores da região, como as hortícolas, o sável ou a tentadora doçaria regional.

O menu, de fazer soltar água na boca e capaz de deixar qualquer amante da boa cozinha de olhos em bico, está pleno de pratos típicos da região, numa homenagem à memória e identidade das gentes do Baixo Mondego. Com o arroz carolino do Vale do Mondego como denominador comum, o tradicional arroz de lampreia é cabeça de cartaz. Mas, nesta terra de História, o ciclóstomo é reinventado e pode deliciar-se com pratos como o pastel de lampreia ou a lampreia panada. O arroz de cabidela, sarrabulho ou arroz de pato, típicos da região, vão testar os palatos mais apurados.

As tentações moram mesmo ao lado com os doces da região: do reconfortante arroz doce, às cobiçadas queijadas de Pereira, passando pelas singulares espigas doces de Montemor, sem esquecer os maravilhosos pastéis de Tentúgal.

Para além da mostra gastronómica nos restaurantes e nas tasquinhas, o Festival do Arroz e da Lampreia, dos sabores do campo e do rio, vai contar ainda com momentos de animação cultural, com uma mostra de artesanato do concelho, com postos de venda do arroz carolino produzido no Baixo Mondego e com um fresco mercadinho de hortícolas.

De 14 a 23 de março, todos os caminhos vão levar os amantes da enigmática lampreia e do versátil arroz carolino a Montemor-o-Velho. A festa dos sabores promete ser de arromba, com o castelo como cenário para uma viagem pela gastronomia tradicional. De chorar por mais.

Veja este e outros assuntos:

  • NOVIDADES E DESTAQUES EDIÇÃO 2014
  • MOSTRA DE GASTRONOMIA NOS RESTAURANTES
  • ASSOCIAÇÕES PARTICIPANTES
  • DOCES, SALGADOS & LICORES | POSTOS DE VENDA  PRODUTOS DA NOSSA TERRA | POSTOS DE VENDA  PARTICIPAÇÕES INSTITUCIONAIS | POSTOS INSTITUCIONAIS  ESPAÇO INFANTIL

em: http://www.cm-montemorvelho.pt

 

	   FESTIVAL DO ARROZ E DA LAMPREIA DOS SABORES DO CAMPO E DO RIO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verificação * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.