II Mostra Gastronómica da Sopa Seca

Sopa-Seca-de-AlcofraDepois do sucesso da 1.ª edição, a Junta de Freguesia de Alcofra e o Município de Vouzela vão promover, no dia 18 de julho, junto à Torre Medieval de Alcofra, a II Mostra Gastronómica da Sopa Seca.

O evento pretende promover e valorizar aquele que é um dos principais ex-libris gastronómicos daquela freguesia e do concelho, a sopa seca de Alcofra, confecionada à base de pão e água do cozido à portuguesa.

O que antigamente era prato de luxo, servido só em casamentos, é hoje cartão turístico de Alcofra. Cozida a forno de lenha, a sopa seca sem caldo leva muito pão. Quase parece uma açorda ou não tivesse a história desta sopa origens no Alentejo. “Tem centenas de anos, muitas pessoas iam daqui trabalhar para o Alentejo, por contratos de dez meses. Lá usavam muito pão… daí vieram as influências”, recorda o presidente da Junta de Freguesia de Alcofra, Gil Giestas.

O programa tem início pelas 12:00h, com a degustação da sopa seca, e vai contar com a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo de Alcofra, Grupo de Trajes e Cantares de Cambra e Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira de Queirã.

Durante o dia haverá restaurantes em permanência, artesanato e exposição de produtos endógenos.

PROGRAMA:

12:00H – Abertura do certame

15:00h – Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo de Alcofra

18:30h – Grupo de Trajes e Cantares de Cambra

21:00h – Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira de Queirã

Ler mais:http://rr.sapo.pthttp://www.cm-vouzela.pt

 

Vouzela fica a 2 quilómetros das Termas de São Pedro do Sul, a 30 km de Viseu, a 60 km de Aveiro, a pouco mais de uma hora do Porto e mais ou menos três horas de Lisboa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verificação * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.