Segurança das Crianças na Internet: Que cuidados devemos ter

  1. Permitir o acesso à internet em ambiente partilhado pela família. A utilização de portáteis com wi-fi em casa facilita que o acesso seja acompanhado de forma descontraída mas controlada.
  2. Criar perfis de utilizador no computador diferentes para as crianças com as definições de controlo parental nas páginas autorizadas pelo browser de internet e nas pesquisas do Google e outros motores de busca.
  3. Não deixar que as crianças conheçam as  passwords de abertura e administração do computador;
  4. Apenas se deve permitir a criação de perfis em redes sociais públicas a partir da adolescência, privilegiando sempre a comunicação através de plataformas fechadas com identificação de todos os membros participantes.
  5. Alertar regularmente para os perigos de interação com estranhos nas plataformas de comunicação como msn, skype, facebook, hi-5 e e-mail, consultando com alguma regularidade os conteúdos que estas apresentam.
  6. Deve-se ensinar que a partilha de informação pessoal e familiar e ainda fotografias e filmes é uma exposição pública que se deve proteger da utilizações abusivas de terceiros;
  7. Preferir a utilização de consolas e aplicações de jogos digitais em detrimento de sites de jogos onde muitas vezes são solicitados registos e tem habitualmente anúncios apelativos com reduzido controlo de conteúdos disponíveis.
  8. Incentivar um diálogo sobre os hábitos digitais e suas vantagens, mas não ensinar tudo sobre a utilização de computadores, tablets e smartphones de forma a manter uma posição dominante que seja reconhecida.Uma boa conversa, explicando e esclarecendo tudo  é o melhor método de segurança na Internet e na vida. Dê confiança e instrua a sempre contar o que acontece na Internet, com quem conversou, o que conversou, enfim, mostre-se preocupado e sempre converse muito.
  9.  Fazer pesquisas regulares sobre programas e páginas mais utilizadas nas idades dos seus filhos, incentivando à descoberta dessas ferramentas de acordo com a sua orientação.
  10. Reprima todo o tipo de conduta ilegal como downloads de música, filmes e programas, promovendo um comportamento exemplar onde as regras existem para ser cumpridas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verificação * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.