Parque e palácio de Monserrate, Sintra-Portugal

Palácio de Monserrate
Palácio de Monserrate

O Palácio de Monserrate é um dos mais importantes exemplos da arquitetura Romântica em Portugal e constitui um testemunho ímpar dos ecletismos de Oitocentos.
Concluído em 1866 por Francis Cook, o Palácio de Monserrate regista um estilo verdadeiramente eclético, de influências góticas, indianas e mouriscas, onde os motivos exóticos e vegetalistas do interior se prolongam harmoniosamente nos jardins.
Os jardins circundantes receberam espécies vindas de todo o Mundo e foram organizados por áreas geográficas, refletindo as diversas origens das plantas e compondo cenários contrastantes ao longo de caminhos sinuosos, por entre ruínas, recantos, lagos e cascatas.
 
Outrora uma verdadeira pequena quinta, adjacente à propriedade principal que integra o Parque e o Palácio de Monserrate , implementou-se um projecto de quinta pedagógica onde se recria o tradicional e o pitoresco da região saloia, com a finalidade de dar a conhecer a herança cultural local. Com uma área de cerca de 2ha, árvores autóctones e uma refrescante linha de água, a Quintinha oferece condições notáveis para a recriação de uma pequena exploração agrícola, com áreas destinadas a diferentes tipos de plantações e animais.
As actividades na Quintinha de Monserrate funcionam por marcação prévia e, além das actividades agendadas existem diversas outras opções, tais como Festas de Aniversário, visitas de grupo ou outras. As crianças realizam tarefas como fazer pão, alimentar os animais, lavar a roupa no tanque, apanhar frutas e hortícolas na horta e pomar, ouvir um conto à lareira, entre outras
Como chegar:
Estrada de Monserrate
2710-405 Sintra
GPS38º 47’ 30.70″ N 9º 25’ 9.09″ W

 

Artigos criados 258

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo