23 de maio a 15 de junho
Todos os anos milhares de pessoas visitam Matosinhos para participarem nas Festas do Senhor de Matosinhos, que tem o seu ponto alto na Procissão do Senhor de Matosinhos, dia 8 de junho, proporcionando um forte momento de emoção na chegada à praia, junto ao Monumento do Senhor do Padrão.
A Câmara Municipal e a ANCIMA- Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos organizaram um vasto e variado programa para todos os gostos e idades, preservando a tradição e o sentimento de fé que deram origem à celebração do Senhor de Matosinhos.
Consulte o programa das festas do Senhor de Matosinhos 2014.
Lenda do Senhor de Matosinhos
Diz a lenda que Nicodemos, personagem descrita na bíblia no evangelho de João, esculpiu uma imagem de Jesus após ter assistido aos últimos momentos da vida de Cristo. Na imagem que Nicodemos esculpiu oca, ele teria escondido os instrumentos da Paixão para evitar que fossem destruidos durante a perseguição aos cristãos. Tendo lançado a imagem ao mar na Judeia, esta terá vindo dar à praia de Matosinhos, onde os habitantes de Bouças a recolheram e lhe ergueram um templo. Anos mais tarde, um braço que faltava à imagem foi reunido à mesma depois de ter sido recolhido, sem querer, como lenha na praia. Segundo a lenda, a filha muda da senhora que descobriu o braço na praia falou pela primeira vez, por milagre, dizendo à mãe que não poderia queimar aquele pedaço de madeira (que teimava em saltar para fora da lareira) por tratar-se do braço do Senhor de Bouças. Já no século XVI o Senhor das Bouças passou a ser conhecido como Senhor de Matosinhos quando foi mudado para uma igreja em Matosinhos construída em sua honra.
